Skip to content

De volta pra casa!

-

VENHA NOS VISITAR!

O Chá de Casa Nova, no dia 26/11, encheu nossa casa de alegria! E isso só foi possível graças a vocês, irmãos e irmãs, que nos deram apoio, carinho e boas vibrações. Veja aqui algumas fotos  desse evento, que marcou o início de mais um capítulo da história da Casa de Paulo. Que Deus nos abençoe sempre! 

Um pouco da nossa trajetória

O Centro Espírita Paulo de Tarso foi fundado no dia 6 de maio de 1990. E muita gente já ouviu a história de como isso aconteceu.

Um pouco antes dessa data, o Eliphas Levi (carinhosamente chamado de Seu Eliphas) estava numa reunião da FEB quando foi alertado que o Lago Norte era o único bairro de Brasília que ainda não tinha um centro espírita. Ele, no mesmo momento, se levantou e disse: pois agora terá. E voltou para casa, para avisar sua esposa, Dona Célia, e suas filhas, Valéria e Verônica, de que fundaria um centro ali mesmo, naquele lar.

É preciso muita coragem - e muita fé - para tomar uma decisão desbravadora como essa. Mas foi assim que Seu Eliphas, junto com outros fundadores, amigos e familiares, prosseguiram nos trabalhos de construção da nova casa de Paulo de Tarso.

A primeira reunião - e primeira sede oficial do Centro - foi na sua casa, na QI 8 do Lago Norte. Depois disso, o Centro conseguiu um espaço no CA 10, onde foi o erguido o famoso “barracão”. Dali, houve outra mudança, para um local próximo ao Varjão (comunidade carente vizinha ao Lago Norte), no CA 6, ainda fruto de parcerias e concessões em busca de um terreno que pudesse abrigar a sede definitiva. E isso aconteceu em 1994, quando mudamos para o CA 2, lote 1, no Lago Norte.

Ali, nossos trabalhos junto à comunidade do Varjão floresceram mais fortes do que nunca. Evangelização, palestras, aulas de música, creche! E foi ali também que o Seu Eliphas, novamente com seu espírito empreendedor, liderou a construção da sede oficial, erguido à base de muitos almoços beneficentes. Quem não se lembra das filas nos dias de feijoada?

Quando o prédio ficou pronto, e achamos que os períodos de obras estavam encerradas, eis que o universo traz mais um desafio: o terreno que ocupávamos, fruto de uma concessão do governo distrital, deveria ir à licitação pública. E não havia a menor chance do Centro comprá-lo, afinal, estávamos numa área supervalorizada no setor imobiliário.

Algumas assembleias e negociações depois, foi fechada uma parceria com a construtora Attos que, em troca da prioridade na compra do terreno, reformaria nossa sede - que carecia de algumas especificações técnicas para conseguir o alvará -, além de outros detalhes contratuais.

E foi assim que, em 2014, tivemos que nos dispersar, mobilizando voluntários, parceiros e amigos a encontrar locais para abrigar temporariamente nossas atividades. Se, há mais de duas décadas, foram necessários apenas dois cômodos na casa da família do Seu Eliphas para se iniciarem as atividades de evangelização e palestras, a demanda agora era bem maior. Mais de dez reuniões com palestra, passe e grupos de estudo, seis turmas de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), sete de Evangelização Infanto-Juvenil, Campanha Auta de Souza... e tantas outras atividades que precisavam de uma estrutura para bem funcionar.

A maioria das atividades ficou alojada no Colégio INDI, na QI3/5 do Lago Norte, uma casa que nos acolheu da melhor forma possível. A administração, livraria, bazar e outras atividades ficaram, até recentemente, em salas alugadas no CA 7 e 5.

Agora – finalmente - a sede nova ficou pronta. E estávamos ansiosos para reunirmos todos embaixo do mesmo teto novamente.

Fotos(s): 
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
De volta pra casa!
No votes yet
sfy39587p00