Skip to content

Obras Básicas

As obras básicas do espiritismo são compostas por "O Livro dos Espíritos", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Livro dos Médiuns", "A Gênese" e "O Céu e o Inferno". O conjunto dessas obras é comumente chamada de Pentateuco.

 

 “O Livro dos Espíritos” foi o primeiro dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do mundo. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas por Allan Kardec, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso.

 

 “O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público por Allan Kardec.

 

 

 “O Livro dos Médiuns” reúne o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

 

 

 O principal objetivo de “O Céu e o Inferno” é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como consequência de seus próprios atos.

 

 

 “A Gênese” é um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes, analisando a origem do planeta Terra, abordando a questão dos milagres, e, na parte final, relendo as predições do Evangelho, que marcarão um novo tempo no mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade.

 

Duas outras importantes obras complementam o Pentateuco da Doutrina Espírita:

 Obra publicada após a desencarnação de Allan Kardec, “Obras Póstumas” reúne importantes registros deixados por ele, acerca de pontos doutrinários e fundamentação do Espiritismo.

 

 

 

 “O que é o Espiritismo?”, sempre atual, é uma obra útil tanto aos adeptos da Doutrina Espírita, quanto àqueles que desejam conhecer a natureza do Espiritismo e a definição de seus pontos fundamentais.

 

 

 

FONTE: http://www.febnet.org.br/

sfy39587p00